top of page

Grupo de estudantes da USP são noticia em revista internacional.


Matéria publicada pela In Chemisrty sobre o grupo ACS USP Student Chapter

O grupo estudantil ACS USP Student Chapter (capítulo de estudantes em tradução livre) formado por alunos de graduação e pós graduação da Universidade de São Paulo campus de São Carlos, conveniado com a sociedade americana de química (ACS do nome em inglês) foram entrevistados sobre o motivo que os levou à criação do grupo.

A entrevista foi publicada no site InChemistry, em inglês, abaixo segue uma tradução livre da matéria:

“O ACS USP Student Chapter em São Carlos, Brasil, foi criado em outubro de 2015. Continue lendo para saber o que eles têm feito.

P. O que os inspiraram a começar um Chapter internacional da ACS?

R. Nós fazemos parte de uma das mais prestigiadas universidades do Brasil, o que nos proporciona contato com pessoas engajadas todos os dias. A grande inspiração foi a oportunidade de se envolver em um grupo onde era possível desenvolver projetos para explorar a química, além de fazer parte da ACS, uma das sociedades científicas mais importante do mundo. Como um chapter internacional nós temos a chance de disseminar a química, fazer a diferença em nosso país, e usar essa experiência para melhorar nossas habilidades pessoais e profissionais.

P. Qual é a melhor coisa de se ter um chapter em seu campus?

R. Nosso campus é muito conhecido pelo seu grande foco em ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Nossa cidade foi reconhecida como a “Capital da tecnologia”, o que é fundamental para o desenvolvimento da nossa nação. Ter um ACS Student Chapter no campus nos permite trocar ideias com os estudantes, em diferentes etapas de seus estudos, que querem promover a diversidade na ciência. Nós também podemos contribuir expandindo a participação do público em nossas atividades.

P. Quais eventos o seu Chapter tem organizado recentemente?

R. Algum de nossos projetos são

- Olímpiada de Ciência, onde trabalhamos com crianças do nono ano.

- Encontro acadêmico, onde tiramos um momento para discutir temas que geralmente não exploramos nas salas de aula, além de falarmos sobre o nosso futuro como químicos. As últimas edições foram intitulada “Porque se tornar cientista” e “ O lado negro da ciência: Uma discussão ética”.

- Chap’zza Night, uma noite para networking e pizza.

- Tradução do “Molecule of the Week” para português usando arte digital.

- Show da química, uma oportunidade de conhecer a química de uma maneira divertida.

P. Como vocês recrutam membros?

R. Nós procuramos pessoas motivadas com um interesse comum em disseminar a ciência e transformar o mundo em que vivemos. A maioria de nossos novos membros participaram em um de nossos eventos. Apesar de sermos novos recrutando pessoas, estamos sempre procurando novas aproximações, e sempre damos a oportunidade dos candidatos de desenvolver um projeto ou organizar uma atividade. Isso permite que eles decidam se querem fazer parte do grupo ACS USP Student Chapter.

P. O que os estudantes mais gostam em fazer parte do grupo?

R. Os estudantes gostam principalmente de desenvolver suas habilidades como de trabalho em equipe, a autonomia de compartilhar ideias e projetos e o exercício de adaptar a linguagem cientifica para ter uma maior acessibilidade. Nosso chapter é um local onde os alunos podem se identificar com os valores do grupo e se sentem livres para se aprimorarem.

P. Como o seu Chapter tem afetado a comunidade?

R. O principal impacto social foi com o evento da olímpiada regional de ciência. Alguns de nós decidimos seguir a carreira cientifica após um contato positivo com a universidade durante nossos anos de ensino médio e fundamental. Agora nós podemos providenciar essas mesmas experiências para as crianças, mostrando como a química está presente no nosso dia-a-dia e explorando habilidades que eles levarão para o resto da vida, como por exemplo: trabalho em equipe, a execução de um projeto, falar em público, e a importância de ser um cidadão questionador.

P. O que é único nas atividades que vocês realizam no grupo?

R. O que torna nossas atividades únicas é o fato de trabalharmos com a inclusão, Nossa missão é tornar a ciência acessível a todas as pessoas, porque a química está presente na vida de todos, e ter esse conhecimento é um modo de mudar a vida das pessoas para melhor. “

Tradução: Guilherme Teruaki

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • w-facebook
bottom of page